12/02/2015

Sensor de média tensão desenvolvido pelos Institutos Lactec garantirá a detecção de falhas na rede elétrica

protótipo 3_Foto_Leandro TaquesCom investimento de R$ 5,1 milhões no Carnaval, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) realizou melhorias em sua rede elétrica, que incluem a instalação de um sensor de monitoramento na rede de Salvador. Um dos trechos da festa será monitorado para garantir que qualquer falha de distribuição de energia ou rompimento dos cabos seja identificado em tempo real. O equipamento, que inclui funcionamento por energia solar, é um desenvolvimento dos paranaenses Institutos Lactec que, junto da Coelba, realizaram o projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltado à inovação e eficiência energética.

Além dos sensores, o investimento da Coelba no Carnaval inclui a instalação de 147 novos transformadores, 179 novos postes, a construção de 7 km de rede, além de outras ações que reúnem todos os serviços de manutenção preventiva e melhoramento na rede elétrica dos circuitos da festa.

O órgão afirmou que após o Carnaval, estes sensores continuarão sendo utilizados. Até o final de 2015, a previsão é que cerca de 300 unidades estejam instaladas em Salvador e municípios do interior, auxiliando no monitoramento da rede elétrica.

Conheça mais sobre o projeto de P&D dos Institutos Lactec e da Coelba.