24/04/2015

Parceria une serviços prestados pelas instituições em seis áreas do conhecimento

Senai_LactecUm acordo firmado entre os Institutos Lactec e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), nesta sexta-feira (24), traz facilidades para a indústria na contratação de pesquisas e serviços tecnológicos. Além de eliminar a necessidade de dupla contratação – no caso de serviços prestados por apenas uma das empresas –, a iniciativa permite a ampliação de pesquisas, testes, análises e ensaios, com estruturas laboratoriais espalhadas por todo o Estado do Paraná. As áreas beneficiadas são as de construção civil e tecnologias construtivas, meio ambiente, metalmecânica, tecnologias da informação e comunicação aplicadas à produção industrial, eletroquímica e eletrônica embarcada.  

Segundo o diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna, as negociações entre as instituições duraram cerca de um ano, com a realização de seminários técnicos, visitas e reuniões de trabalho para definição de um mapa de competências para as instituições. “O resultado desse trabalho se apresenta na assinatura dessa parceria, que fortalece uma relação de anos entre os Institutos Lactec e a Fiep”, comenta Vianna. Para ele, o diferencial está na união de técnicos e pesquisadores das instituições. “Além de estarem à disposição da indústria, estarão promovendo, entre si, desenvolvimento técnico e científico”, conclui.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Campagnolo, afirma que além do potencial da infraestrutura, os cinco anos de vigência da parceria trarão força aos contratos, com geração de tecnologia e evolução científica. “Os 60 meses nos dão respaldo para projetos profundos, uma vez que há segurança contratual a longo prazo”, comenta. Para ele, é importante que federações, empresas e institutos de ciência e tecnologia (ICTs) sejam aliados e não concorrentes no mercado. “Temos o compromisso de derrubar esses muros, e com atitudes como essa, cooperamos não apenas no atendimento da indústria paranaense e nacional, mas também internacional”, afirma Campagnolo.

A assinatura do documento foi realizado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), pelos presidentes dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna, e da Fiep, Edson Campagnolo. Além deles, o diretor de Operações Tecnológicas dos Institutos Lactec, Lauro Elias Neto; a gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai-PR, Sonia Parolin; o diretor regional do Senai-PR, Marco Antonio Areias Secco; e o conselheiro dos Institutos Lactec, Marcos Pessoa.