08/05/2015

zimmer-internaAlessandro Zimmer iniciou, nesta semana, uma nova etapa em sua carreira: ser diretor de Desenvolvimento Tecnológico (DDT) dos Institutos Lactec. “É um grande desafio, pois nos Institutos Lactec essa é uma posição de integração com a universidade [UFPR], cooperação extremamente salutar para ambas as instituições”, declara Zimmer. Segundo ele, uma de suas missões será a busca de parcerias para o desenvolvimento de projetos tecnológicos. “É uma satisfação muito grande poder colaborar com o direcionamento de uma empresa de cerne tecnológico. O Lactec tem um nome forte, sendo um importante centro de referência em pesquisa e tecnologia regional. Temos que continuar esse trabalho e levar esse nome não apenas para a região ou o país, mas para parceiros em todo o mundo, buscando a realização de projetos conjuntos e com transferência de tecnologia”, conclui.
Com forte atuação na Engenharia Elétrica, Zimmer é especialista em sistemas de visão computacional, reconhecimento de padrões, sistemas biométricos multimodais e otimização de sistemas usando técnicas de inteligência artificial. Por formação, é cientista da computação pela PUCPR, mestre em Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação pelo Instituto de Tecnologia de Nagoya no Japão (NIT), e doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp.

Ao longo de sua carreira, adquiriu experiência nacional e internacional na gestão, execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento e docência. Depois de formado, atuou por três anos no Japão – no NIT, em Nagoya – e residiu no Canadá por quatro anos, desenvolvendo pesquisas e lecionando nas universidades Politécnica de Montreal, com projetos em modelagem neuromuscular; e do Quebec – na École de Technologie Supérieure –, trabalhando com visão, imagem e inteligência artificial. No Brasil, atuou como gerente de laboratórios do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e como pesquisador e professor nas universidades Spei, Positivo, FAE, Tuiuti do Paraná e UFPR.

Uma de suas iniciativas, comum aos Institutos Lactec, é a parceria firmada com a Universidade de Ingolstadt, da Alemanha. Com ela, um grande projeto de transferência de tecnologia está em desenvolvimento, o chamado Applied Network on Automotive Research and Education (AWARE), com foco na formação de redes temáticas no setor automotivo. Nesse projeto, R$ 3 milhões em financiamento do governo alemão possibilitam a mobilidade de alunos, professores, pesquisadores e técnicos entre as instituições, sendo reconhecido pelo governo federal como um projeto de referência nacional. Além disso, fazem parte de seu currículo recente projetos em parceria com a empresa Airbus Defence and Space, bem como a participação na definição do novo Registro de Identificação Civil (RIC) do cidadão, que substituirá o RG, por meio de parceria feita com o Ministério da Justiça.