08/06/2015

Projetos desenvolvidos com Copel e Petrobras são resultado de parcerias de longa data

Para apresentar projetos de P&D Aneel, os Institutos Lactec foram aos Estados Unidos, no mês de maio, para participar do evento International Thermal Spray Conference (ITSC). Os pesquisadores André Ricardo Capra e Rodolpho Fernando Váz apresentaram artigos científicos com ênfase nos resultados prévios dos projetos em conjunto com a Copel e com a Petrobras. Além deles estavam presentes o consultor dos Institutos Lactec Anderson Pukasiewicz e a mestranda Karen Vanat.

Durante o evento foram apresentados três artigos. Dois deles, referentes a projetos realizados com a Copel e o outro, com a Petrobras. Os três fazem parte do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os títulos “Chemical Composition Influences on the FeMnCrSi Alloy Microstructure Deposited by HVOF” e “Shot Peening Effect on the Morphology and Roughnes of HVOF Coatings”, apresentaram os resultados prévios do P&D dos Institutos Lactec com a Copel e a Aneel. A Copel financia uma linha de projetos para desenvolvimento de ligas metálicas resistentes ao processo de desgaste por cavitação, para aplicação em rotores de hidrelétricas.

Já o artigo “Porosity Measurement of YSZ Ceramic Coating Deposited with Different Parameters Deposition by Different Methods of Characterization”, apresentou os resultados do projeto conjunto com a Petrobras, sobre ensaios não destrutivos por ultrassom e a caracterização de revestimentos cerâmicos aspergidos. A Petrobras é responsável pelo financiamento da linha de pesquisa que estuda a aplicação de revestimentos e soldagem de componentes de turbinas a gás para aplicação em usinas termelétricas.

“Gostaríamos de agradecer ao suporte das empresas parceiras dos Institutos Lactec”, discursou o gerente do Departamento de Mecânica dos Institutos Lactec, André Ricardo Capra. Segundo ele, os Institutos Lactec já começam a colher resultados com a visibilidade proporcionada durante o ITSC. “Já conseguimos firmar contato com diversas instituições, como a University West, da Suécia, e a Stony Brook University, dos Estados Unidos, para trabalhos em parceria”, conclui.