21/09/2015

Evento contou com a participação de funcionários e apoio institucional

Os Institutos Lactec participaram nesta sexta-feira (18) da 9ª edição do Desafio Intermodal de Curitiba. Além do apoio institucional na organização do evento, participaram dos modais os funcionários Max Stahlschmidt Neto (bicicleta masculino), Leandro Zem (bicicleta masculino) e Caroline Miglioretto Monaro (bicicleta feminina).

O evento consiste em um teste realizado simultaneamente entre vários meios de transporte e define qual deles é o mais eficiente para se percorrer um trajeto médio de 8 km – do Centro Politécnico da UFPR até a Praça Santos Andrade. São avaliados quesitos como tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissões de poluentes.

O vencedor do ano foi a bicicleta. Essa é a 6ª vez que a magrela sai na frente. Entre os demais colocados, destaque para o ônibus, que em um percurso de 1h4min49s, chegou após o carro, a moto, a corrida e a caminhada. Ao todo, 43 pessoas participaram do desafio nos modais: carro, carro elétrico, motocicleta, bicicleta, bicicleta elétrica, ônibus, caminhada, corrida e cadeirante utilizando ônibus. Os últimos colocados foram os cadeirantes.

O desafio é uma realização do projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná e contou com o apoio dos Institutos Lactec, da Prefeitura de Curitiba e da Spacecom. A Spacecom forneceu um equipamento para monitoramento dos modais, conhecido como Orbi. Ao longo do percurso, os espectadores do desafio puderam acompanhar o trajeto dos modais em tempo real.