22/10/2015

Institutos Lactec vencem Prêmio SAE Brasil com o melhor projeto na categoria sustentabilidade.

Os pesquisadores Luiz Carlos Daemme e Rodrigo Soares Ferreira defenderam o artigo Particulate matter emissions from a flexful gasoline direct injection vehicle, durante o 24º Congresso Internacional SAE Brasil, vencendo o Prêmio SAE Brasil em Sustentabilidade. Essa é uma das três categorias premiadas pelo congresso, que é reconhecido como o maior evento do setor automotivo no país, com mais de 9 mil visitantes. As outras categorias são melhor projeto nacional e melhor projeto internacional, premiados entre 132 artigos apresentados durante o evento.

Esta não é a primeira vez que os pesquisadores da Divisão de Emissões Veiculares dos Institutos Lactec saem vitoriosos do Prêmio SAE Brasil de Sustentabilidade. Em 2014, o pesquisador Luiz Carlos Daemme defendeu o projeto sobre redução nos níveis de amônia por meio do uso de um catalisador SCR nas motocicletas. Dessa vez, junto com a Divisão de Química, eles testaram veículos que possuem uma nova tecnologia de injeção direta de combustível no motor, verificando os níveis e a composição das emissões de material particulado resultantes do processo de combustão. A pesquisa foi inovadora por testar o primeiro veículo dotado com injeção direta e sistema flex fuel de série. Os combustíveis testados foram o etanol e a gasolina e os resultados mostraram que em alguns casos, as partículas geradas são tão pequenas – na ordem de nanômetros – que podem ser prejudiciais à saúde, na medida em que são mais facilmente absorvidas pelo organismo.

Também são autores do trabalho Renato Arruda Penteado, Daniel da Silva costa, Marcelo Risso Errera e Luiz Henrique Cruz Vilar.