22/01/2016

Chamadas públicas abrirão processos para homologação de produtos

Sercomtel (25)-20150318-113726Os Institutos Lactec foram habilitados pela Sercomtel para pré-qualificar fornecedores que desejam participar de licitações da empresa paranaense de telecomunicações. A estatal alterou as regras para os seus processos licitatórios e passou a exigir, desde o início do mês, uma pré-qualificação de produtos, como as luminárias LED. A mudança força os interessados no certame a apresentar laudos técnicos que comprovem a qualidade de seus materiais e equipamentos.

Os Institutos Lactec – que recentemente foram acreditados pelo Inmetro para realização de ensaios de eficiência energética em lâmpadas LED – passam a realizar os ensaios nas luminárias em seu Laboratório de Luminotécnica, localizado em Curitiba (PR).

“Apesar da certificação de luminárias LED ainda não ser obrigatória no país, a Sercomtel se antecipa e confia ao Lactec esse serviço”, afirma o presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna. “Esse é um importante reconhecimento que reforça a credibilidade de nosso instituto e garante a qualidade dos serviços públicos que são prestados à sociedade paranaense”, conclui.

Segundo o presidente da Sercomtel Iluminação, Christian Schneider, a decisão busca tornar as licitações ainda mais eficientes e transparentes, estabelecendo um padrão mínimo de qualidade e adequação dos bens e produtos a serem adquiridos pela empresa. “Esta é uma forma efetiva de otimizar a aplicação do recurso público, com redução de custos, uma vez que a qualidade do produto a ser adquirido já estará previamente comprovada. Assim, evitamos qualquer compra de bens de baixa qualidade e inaptos à satisfação da necessidade pública”, afirmou o presidente.

A pré-qualificação de fornecedores ocorrerá por meio de chamadas públicas e a Sercomtel Iluminação instituirá uma Comissão de Avaliação que terá responsabilidade técnica de indicar os produtos a serem testados pelos laboratórios. A comissão será formada por três membros, que podem ser representantes das empresas: Sercomtel Iluminação, Sercomtel Telecomunicações, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou Universidade de São Paulo (USP).