29/04/2016

Evento foi organizado pelos Institutos Lactec, Apine e Vario

Templete apresentação 3Cerca de 40 representantes de empresas do setor de geração de energia participaram na tarde desta quinta-feira (28), em São Paulo, de um workshop sobre segurança de barragens. O evento foi organizado pelos Insitutos Lactec, pela Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine) e pela empresa de consultoria Vario.

A nova legislação federal sobre segurança de barragens foi um dos assuntos abordados no encontro. Alessandro Cantarino, superintendente de Fiscalização de Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), falou sobre aspectos regulatórios relacionados ao tema. Uma atenção especial foi dada à Resolução Normativa n° 696/2015 da Aneel, que trata de segurança de barragens em usinas em construção e com início de operação comercial em 2016.

Os debates trataram ainda de aspectos técnicos, como a instrumentação, o mapeamento cartográfico e o estudo de rompimento e propagação da cheia. Os Institutos Lactec estiveram representados no workshop por seu diretor presidente, Luiz Fernando Vianna, além de Luiz Alkimin de Lacerda, gerente do Departamento de Estruturas Civis, Carlos Eduardo Ribas, gerente do Departamento Comercial, e Persio Farah Serednicki, da Divisão de Licitações e Serviços.