13/05/2016

Treinamento foi adaptado para as necessidades da usina

Foto Jirau 3Os Institutos Lactec concluíram na semana passada um treinamento específico para funcionários da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia. Em Julho de 2015, os Institutos Lactec começaram um trabalho de aproximação com a Usina em workshop realizado em Porto Velho. Com isso, foi possível demonstrar todos os serviços e consultorias oferecidos pelos Institutos Lactec e entender as necessidades locais. O treinamento, adaptado a partir da necessidade do cliente, foi distribuído em cinco dias, as aulas foram ministradas para cerca de 10 funcionários e contemplaram dois módulos, com carga horária total de 32 horas.

Na primeira parte, foram abordados ensaios de controle e acompanhamento que são realizados no óleo mineral isolante com o objetivo de contribuir com o aprimoramento de técnicas para diagnóstico e caracterização de falhas em transformadores. Na segunda etapa, foram estudados os arranjos e equipamentos que constituem uma subestação isolada a gás SF6, enfocando os ensaios elétricos nos equipamentos e barramentos, técnicas para manuseio do gás e procedimentos e manobras de operação e a manutenção dos equipamentos.

É parte da missão da área de formação profissional dos Institutos Lactec oferecer cursos de treinamento e qualificação para o mercado, incluindo atendimento de demandas in company, além de um mestrado profissional em desenvolvimento de tecnologia.