18/05/2016

Rodrigo Jardim Riella é pesquisador sênior da Divisão de Eletrônica dos Institutos Lactec

smart grids2O pesquisador Rodrigo Jardim Riella foi convidado para representar os Institutos Lactec no Seminário Nacional do Mapeamento de Redes Elétricas Inteligentes (REI) – Smart Grid Brasil 2016, que será realizado nos dias 19 e 20 no Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em programação conjunta com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No dia 19, Riella participará de painel sobre “As normas, padrões, segurança cibernética e homologações; e os processos de capacitação e formação de mão de obra; e a integração das utilities”, ao lado de representantes do Ministério da Defesa, da ABNT, do Inmetro, da Eletrobras; e da empresa M2M Telemetria.

No dia 20, o pesquisador fará uma apresentação sobre “A experiência dos Institutos Lactec na implantação de projetos em Redes Elétricas Inteligentes – Características e carências tecnológicas em REI”.

O objetivo do evento é divulgar o resultado das proposições de políticas públicas e industriais para desenvolvimento das REI, também chamadas de smart grids, no Brasil. Essas proposições tem como base levantamentos e entrevistas do mapeamento realizado pela ABDI entre 2014 e 2016 e que contaram com a participação de diversas empresas concessionárias de energia, fornecedores e instituições de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e exterior, além da colaboração de instituições governamentais que tratam da temática no Brasil.

Os Institutos Lactec são pioneiros em pesquisas voltadas a REI, tendo realizado seus primeiros estudos antes mesmo do conceito de smart grids tomar forma, ainda no início dos anos 2000.

Saiba mais sobre as áreas de atuação e alguns dos projetos de P&D já desenvolvidos pelos Institutos Lactec