03/06/2016

Entre os equipamentos de testes disponíveis estão uma célula Gigahertz Transverso Eletromagnético (GTEM), na qual dispositivos eletrônicos são submetidos a campos eletromagnéticos na frequência de até 3 GHz

Qualquer dispositivo eletroeletrônico é capaz de gerar perturbações eletromagnéticas em outro que opere simultaneamente em um mesmo ambiente. Para evitar que as interferências de um equipamento prejudiquem o funcionamento de outros aparelhos, é necessário que durante seu desenvolvimento sejam realizados diversos testes.

Os Institutos Lactec dispõem de um laboratório específico para pesquisas com a chamada compatibilidade eletromagnética, ou seja, a capacidade de manter dois dispositivos dentro de um padrão aceitável de operação apesar das perturbações eletromagnéticas.

O laboratório, que conta com profissionais capacitados e infraestrutura de última geração, aprimora-se continuamente às novas tendências do setor, atuando no campo de fenômenos e distúrbios eletromagnéticos de baixa e alta frequência, estudo de causas e efeitos, auxílio em processos de P&D e realização de ensaios normatizados.

Entre os equipamentos de testes disponíveis estão uma célula Gigahertz Transverso Eletromagnético (GTEM), na qual dispositivos eletrônicos são submetidos a campos eletromagnéticos na frequência de até 3 GHz; e um gerador de impulso de tensão combinado, que alcança níveis de até 15 mil volts, muito acima dos utilizados na maior parte dos laboratórios do país.

A infraestrutura permite a realização de ensaios por fabricantes de relés fotoelétricos, luminárias e reatores, que necessitam de imunidade a impulsos de até 10 mil volts, e que podem contar ainda com ensaios complementares dos laboratórios de luminotécnica, de compatibilidade dielétrica e de ensaios mecânicos dos Institutos Lactec, com destaque para os que avaliam grau de proteção e de impactos mecânicos (IP e IK).

Além de realizar testes e ensaios e desenvolver projetos de P&D com consultoria especializada, os Institutos Lactec disponibilizam o laboratório para locação em caso de testes pontuais. Oferecem ainda o serviço de medição de campo eletromagnético de subestações e redes de geração e transmissão in loco para todo o Brasil.

O Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética é acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a execução de serviços de ensaio de impulso combinado e de descarga eletrostática, conforme a portaria 587/2012, integrando a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE). Atende ainda às normas do Comitê Internacional Especial de Perturbações Radioelétricas (CISPR) e da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, na sigla em inglês). As medições de campo eletromagnético são realizadas em conformidade com a Resolução Normativa 398 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os Institutos Lactec possuem ainda infraestrutura especializada em áreas de sinergia, como de intemperismo, para avaliação de desgaste acelerado de circuitos eletrônicos, e de metrologia, permitindo o desenvolvimento de projetos em áreas de fronteira.