08/06/2016

Projeto foi executado para a Coelba para reduzir riscos e custos no trabalho de poda de árvores próximas à rede elétrica

equipamento_poda_robotizada1A quinta edição da revista Eficiência Energética e P&D Neoenergia destaca em uma de suas reportagens um projeto executado pelos Institutos Lactec e pela Feergs para a Coelba, concessionária de energia da Bahia pertencente ao grupo Neoenergia. Trata-se de um sistema de poda robotizada, que tem o objetivo de reduzir os riscos e custos e aumentar a agilidade do processo de poda de árvores próximas à rede elétrica.

A matéria explica que os problemas causados pela presença de galhos de árvore na rede elétrica figuram entre as três principais causas de interrupções no fornecimento de energia da Coelba, e que, todos os dias, 38 caminhões da concessionária circulam por Salvador e municípios da região metropolitana, com técnicos que realizam o trabalho de poda.

O mecanismo, desenvolvido em projeto de P&D a partir de agosto de 2013, será controlado à distância por um operador e contará com um sistema integrado de trituração dos resíduos gerados a partir da poda. Os primeiros testes de laboratório e em campo com rede energizada estão previstos para ocorrer em janeiro de 2017.

Confira a reportagem na revista Eficiência Energética e P&D Neoenergia (páginas 40 a 42)