16/06/2016

Reportagem foi exibida na quarta-feira (15) no quadro ‘O Paraná que dá certo’

screenshotsUm projeto de P&D que os Institutos Lactec desenvolvem para a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) foi o tema de reportagem especial do telejornal RIC Notícias, da RIC TV, exibida na noite desta quarta-feira (15). A pesquisa tem o objetivo de biofixar CO2 e NOx por meio do uso de microalgas em fotobiorreatores, reduzindo os índices de emissões atmosféricas.

A matéria foi veiculada no quadro ‘O Paraná que dá certo’, que aborda iniciativas e práticas bem sucedidas em empresas públicas e privadas, mostrando histórias que contribuem com a economia, a sustentabilidade e que fazem a diferença na sociedade.

A repórter Gislene Bastos e o cinegrafista Ray Lima estiveram na sede dos Institutos Lactec e no Leme para gravar entrevistas com os pesquisadores Bruno Miyawaki e Thiago Carvalho de Mello e com o diretor presidente, Luiz Fernando Vianna. Na UEGA e no escritório administrativo da usina foram entrevistados ainda o engenheiro eletricista Victor Manuel Lopes Santos, e o diretor técnico, Flávio Chiesa.

O projeto com microalgas é multidisciplinar e envolve as áreas de pesquisa de meio ambiente, eletricidade, materiais e mecânica dos Institutos Lactec e é um dos quatro contratos firmados com a UEGA que buscam melhorar a eficiência energética, a segurança operacional e a sustentabilidade da usina até 2021. A mesma pesquisa foi tema de matéria veiculada no jornal Gazeta do Povo no mês passado e de reportagem da RPC TV, que ainda não foi ao ar.

Assista à reportagem da RIC TV: