21/06/2016

Trabalho desenvolvido no Leme foi premiado na categoria Tecnologia

premio AEA

Renato Penteado e Luiz Carlos Daemme com o prêmio

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores dos Institutos Lactec e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu menção honrosa na categoria Tecnologia do X Prêmio de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). A premiação foi anunciada na semana passada em cerimônia realizada no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Com o título ‘Emissão de material particulado em veículos flex fuel de injeção direta de combustível’, o trabalho contou com a participação dos pesquisadores Luiz Carlos Daemme, Renato Penteado, Rodrigo Soares Ferreira e Fabiola Netto, do Leme, além de Marcelo Risso Errera, da UFPR.

Nessa edição do prêmio, 50 trabalhos foram inscritos em quatro categorias (Jornalística, Responsabilidade ambiental, Responsabilidade social e Tecnologia). Os trabalhos foram analisados por uma banca de jurados, liderada por Alfredo Castelli, coordenador de eventos da AEA.

Entre os dez trabalhos que concorreram na categoria Tecnologia, o dos Institutos Lactec destacou-se entre os três melhores, concorrendo diretamente com empresas multinacionais lideres na área de tecnologia automotiva. A empresa Mahle ficou com o primeiro lugar, enquanto a Bosch recebeu outra menção honrosa.