01/07/2016

Associação representa mais de 150 instituições de pesquisa tecnológica e inovação

Luiz Fernando Vianna é diretor presidente dos Institutos Lactec

Luiz Fernando Vianna é diretor presidente dos Institutos Lactec

O diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna, foi reeleito nesta quinta-feira (30) vice-presidente para a Região Sul da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) para um mandato de dois anos. Com isso, dá continuidade ao trabalho que desenvolve na entidade desde 2014, quando assumiu o cargo pela primeira vez.

A Abipti é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Em seu quadro de mais de 150 associados, há representantes de todas as 27 unidades federativas do país.

Para Vianna o novo mandato traz o desafio de criar uma maior aproximação entre as associadas, gerando um ambiente de negócios que amplie o relacionamento dos institutos de pesquisa com o setor empresarial. Ele considera importante ainda que a Abipti, como representante do setor, zele pela manutenção de incentivos fiscais para projetos de inovação.

“O cenário atual é de escassez de recursos para a inovação: há poucos editais de fomento a fundo perdido e recentemente tivemos o cancelamento da Lei do Bem”, exemplifica. “A inovação é como uma mola propulsora do desenvolvimento do país”, diz. “Investindo agora, daqui a alguns anos vêm os frutos desse investimento”.

Outra meta definida por Vianna é estabelecer uma atuação mais regional, colocando os vice-presidentes no papel de agentes de negociação nos estados que representam. A ideia é tornar a associação mais próxima de universidades e empresas locais e também da discussão sobre políticas de ciência, tecnologia e inovação em cada estado.

O Paraná ganha evidência neste mandato da Abipti. Pela primeira vez a presidência e a vice-presidência da Região Sul são ocupadas por representantes de instituições de pesquisa do estado – o presidente eleito, Júlio Cesar Félix, é diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Na composição da nova diretoria, a vice-presidência da região Norte ficou com André Tapajós, presidente da Tap4 Informática Ltda; da região Nordeste, com Léo Araújo, diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS); da região Centro-Oeste, com Paulo Ivo, executivo de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Eldorado; e da região Sudeste, com Josias de Souza, gerente de negócios da Flextronics Instituto de Tecnologia (FIT).