04/07/2016

Pesquisa já foi tema de outras reportagens na imprensa e tem o objetivo de biofixar CO2 e NOx utilizando microalgas

rpctv2Foi ao ar no último sábado (02) na RPC TV mais uma reportagem sobre um projeto de P&D que é desenvolvido pelos Institutos Lactec para Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA). A pesquisa, que já foi tema de outras reportagens na imprensa, tem o objetivo de biofixar CO2 e NOx por meio do uso de microalgas em fotobiorreatores, reduzindo os índices de emissões atmosféricas.

A matéria, gravada em maio, foi exibida no telejornal Paraná TV 2ª edição. Para gravar a reportagem, o repórter Diego Sarza e o cinegrafista Leonardo Morrone estiveram no Leme e na UEGA e entrevistaram o engenheiro químico Thiago Carvalho de Mello, da Divisão de Sistemas Mecânicos (DVSM), e o diretor técnico da UEGA, Flávio Chiesa.

O projeto com microalgas é multidisciplinar e envolve as áreas de pesquisa de meio ambiente, eletricidade, materiais e mecânica dos Institutos Lactec e é um dos quatro contratos firmados com a UEGA que buscam melhorar a eficiência energética, a segurança operacional e a sustentabilidade da usina até 2021. A mesma pesquisa foi tema de matéria veiculada no jornal Gazeta do Povo em maio e de reportagem da RIC TV, que foi ao ar em junho.

Confira a reportagem no site da RPC TV