12/07/2016

Inauguração fez parte de evento em homenagem ao Dia do Pesquisador

DSC_1417Maior empresa executora de projetos do programa de P&D da Aneel do país, os Institutos Lactec inauguraram na sexta-feira (8) um painel na recepção da sede da empresa para celebrar os mais de 300 projetos de pesquisa & desenvolvimento (P&D) concluídos até agora. A ocasião escolhida para a inauguração foi o Dia do Pesquisador, em um evento que homenageou cada um dos profissionais que ajudaram a instituição a atingir o marco.

“Fazendo um comparativo com um motor, os pesquisadores podem ser vistos como a engrenagem que faz nossa instituição rodar”, disse o diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna, na abertura da programação. Aproximadamente 100 pessoas, entre pesquisadores, gerentes de departamento e diretores, compareceram ao evento, realizado no Salão das Araucárias.

O diretor de desenvolvimento tecnológico, Alessandro Zimmer, cientista da computação e doutor em engenharia elétrica, lembrou que começou a carreira de pesquisador nos Institutos Lactec. “Em 1989 tive a oportunidade de participar de um projeto como bolsista de iniciação científica dentro da área de microeletrônica no LAC”, contou. De lá para cá, a carreira de pesquisador passou a ser mais valorizada e reconhecida pela sociedade, segundo Zimmer.

Lauro Elias Neto, diretor de operações tecnológicas, destacou o fato de o trabalho de pesquisador nos Institutos Lactec ser ainda mais desafiador do que em outras instituições de pesquisa como universidades. “O pesquisador aqui está fazendo pesquisa, mas também está vendendo projetos.”

Na programação dedicada aos pesquisadores uma palestra Jean Sigel, cofundador da Escola de Criatividade, tornou o clima mais descontraído. Sigel, que tem mais de vinte anos de experiência em marketing e inovação, usou dinâmicas de grupo e citou histórias vivenciadas com suas filhas para falar sobre criatividade e inovação. “Crianças não têm medo do erro, não prejulgam, não editam antes da hora e estão com a mão na massa o tempo todo”, disse. “A criatividade acontece com a exploração.”

Cases de empresas e profissionais de sucesso ajudaram o palestrante a explicar alguns hábitos criativos que podem ser adquiridos para a vida pessoal e profissional, como adaptar-se, explorar e sair da lógica. “Fique atento ao que está acontecendo além do que você vê”, disse, ao encerrar a fala.

DSC_1290

Parede de projetos

Para encerrar as comemorações do Dia do Pesquisador, Luiz Fernando Vianna convidou os participantes do evento para inaugurar uma espécie de mural de projetos já executados pela instituição. A ideia é eternizar e tornar palpável o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Cada projeto é representado por uma peça com fundo magnético que se fixa à placa e traz o título, o ano de execução e o nome do cliente que o contratou. A instalação, em aço escovado, faz alusão à logomarca da empresa e ocupa posição de destaque em uma parede de 2,5 metros de altura por cinco metros de largura na recepção da sede dos Institutos Lactec.

Ao anunciar a inauguração, Vianna se emocionou ao falar sobre o significado da placa, idealizada por ele ao ver instalações semelhantes em empresas estrangeiras. “O maior ativo do Lactec são os projetos de pesquisa & desenvolvimento que executamos continuamente”, afirmou. Os pesquisadores foram então convidados a colocar as peças na parede e divertiram-se procurando por projetos de que participaram. A celebração terminou em um café da tarde servido na recepção.
DSC_1372

Confira todas as fotos do evento aqui