24/08/2016

Projeto de sensor inteligente foi desenvolvido em parceria com a Coelba

Sensor02O projeto ‘Sensor Inteligente para Monitorar Eventos nas Linhas de Alta Tensão’, dos Institutos Lactec e da Coelba, é finalista na categoria Smart Grids do Latin American Utility Week Awards 2016.

A premiação reconhece os trabalhos mais inovadores em cinco diferentes categorias durante o Latin American Utility Week, que será realizado de 13 a 15 de setembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

São autores do trabalho os pesquisadores Carlos Ademar Purim, Rodrigo Jardim Riella, Guilherme Pereira de Resende e Rafael Wagner, dos Institutos Lactec, e Francisco José Rocha de Santana, da Coelba.

O sensor inteligente concorre com o trabalho ‘ADMS – Advanced Distribution Management System – Por onde começar?’, da CPFL Energia. A cerimônia de premiação ocorre no dia 15 de setembro.

Além de receber um certificado de reconhecimento, os autores do projeto vencedor terão seus trabalhos divulgados nas mídias da Latin American Utility Week, Metering.com e ESI Africa e ganharão inscrições para a conferência de 2017 da Latin American Utility Week (full pass) e para o European Utility Week 2016.

​Sensor inteligente
O sensor inteligente é um sistema de monitoramento em tempo real da rede de distribuição de energia elétrica de alta tensão. Equipado com um painel solar e bateria recarregável, o equipamento dispensa a necessidade de interrupção no fornecimento de energia para instalação e desinstalação e comunica-se com o Centro de Operação da Distribuição (COD) por protocolo DNP3.

​Latin American Utility Week
​O Latin American Utility Week é o principal encontro de utilities da América Latina e discutirá os rumos das smart cities no país. Os Institutos Lactec são patrocinadores do evento e serão representados na programação por Lourival Lippmann e Rodrigo Jardim Riella, que farão apresentações sobre ‘Energy Harvesting para Sensoriamento Remoto Autossustentável’ e ‘Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD)’, respectivamente.