26/08/2016

Lourival Lippman Jr. falará sobre 'Energy harvesting para sensoriamento remoto autossustentável’

O engenheiro eletricista Lourival Lippmann Jr.

O engenheiro eletrônico Lourival Lippmann Jr., da Divisão de Eletrônica dos Institutos Lactec

O engenheiro eletrônico Lourival Lippmann Jr., da Divisão de Eletrônica dos Institutos Lactec, ira proferir uma palestra no Latin American Utility Week, principal encontro de utilities da América Latina, que discutirá os rumos das smart cities no país.

O evento, que ocorre de 13 a 15 de setembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo, será patrocinado pelos Institutos Lactec neste ano. A palestra de Lippmann será no dia 14, às 14h20, na área de Metering.

Ao longo de 40 minutos, o pesquisador falará sobre ‘Energy harvesting para sensoriamento remoto autossustentável’, abordando temas como meios de comunicação e protocolos de baixa energia, sistemas de armazenamento alternativo ‘batteryless’ e autossustentabilidade energética.

Lippmann comparará os diversos padrões de comunicação de baixa energia, entre os quais 6LowPAN, Wi-SUN e LoRaWAN, além de apresentar características tecnológicas de supercapacitores e meios autossutentáveis de aproveitá-los. Serão apresentados ainda resultados práticos obtidos com redes de comunicação autossustentáveis e sensores para redes de distribuição de energia autossustentáveis.

Outro pesquisador dos Institutos Lactec, Rodrigo Jardim Riella, fará uma palestra sobre ‘Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD)’ às 10h40 do dia 15, a convite da Copel.