13/09/2016

Pesquisa foi eleita a melhor apresentada no evento, um dos principais da área automotiva no país

SIMEA

XXIV Simea – Foto: Divulgação

Uma pesquisa desenvolvida em conjunto por pesquisadores dos Institutos Lactec e da Petrobras/Cenpes foi eleita o melhor trabalho técnico apresentado no XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, realizado em São Paulo na semana passada.

O trabalho, intitulado ‘Cálculo da incerteza de medição para ensaios de emissões de motores pesados do ciclo diesel’, tem como autores Luiz Carlos Daemme e de Dennis Rempel, dos Institutos Lactec, além de Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo, Marcos Fernando Mendes de Brito, Márcia Figueiredo Moreira, Guilherme Bastos Machado, da Petrobras/Cenpes. A apresentação do paper no evento ficou a cargo de Daemme.

Luiz Carlos Daemme durante apresentação no XXIV Simea

Luiz Carlos Daemme durante apresentação no XXIV Simea – Foto: Divulgação

A pesquisa aborda o cálculo de incertezas de medição em ensaios de motores pesados do ciclo diesel nos ciclos estacionários e transientes, área carente de publicações e procedimentos. A determinação das incertezas de medição em ensaios de motores é uma tarefa complexa por tratar de várias grandezas como vazão mássica, concentração de gases, torque, pressões, etc. aliadas a equipamentos sofisticados de análise. O tema da pesquisa se tornou importante com a entrada em vigor, no ano de 2012, dos novos limites de emissões pelo Conama (Fase P7), quando a redução acentuada das emissões tornou o conhecimento dos níveis de incerteza relevantes.

Em sua 24ª edição, o Simea é o principal evento da área automotiva no país. Este ano teve como tema ‘Eficiência Energética e Gases do Efeito Estufa: Impactos da Evolução da Tecnologia Automotiva’. Além dos painéis centrais, em que foram discutidos os rumos da indústria automotiva e suas tendências futuras, o evento contou com a apresentação de mais de 60 trabalhos técnicos. Aproximadamente mil profissionais do setor automotivo participaram do simpósio em seus dois dias de realização.

Além de Daemme, outros quatro pesquisadores dos Institutos Lactec estiveram do evento: André Capra, Renato Penteado, Ernani Krüger e Valéria Macedo. Outros três papers que tiveram a participação dos Institutos Lactec foram apresentados, dois deles decorrentes de dissertações produzidas no mestrado profissional da instituição:

- ‘Emissão de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos em motociclos abastecidos com diferentes misturas de combustíveis’, de Valeria Macedo (Mestranda), Luiz Carlos Daemme, Marina S. Nadolny, Renato Penteado e Fabiola Dayane Netto dos Institutos Lactec; e Sergio Machado Corrêa, da UERJ.

- ‘Torque elevado no aperto do volante de um motor leve do ciclo Otto – solução do problema em uma fábrica de motores’, de Cristian Carlo Gonçalves da Costa (Mestrando), Renato Penteado e Carlo Giuseppe Filippin, dos Institutos Lactec.

- ‘Beyond noise: gaseous pollution of motorcycles’ replacement exhaust systems in Sao Paulo’, de Luiz Carlos Daemme, dos Institutos Lactec, e André Forcetto, da CETESB.

Os trabalhos completos podem ser acessos no site: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-list/simea2016-272/list#articles