15/09/2016

Projeto de sensor inteligente, desenvolvido com a Coelba, foi considerado o melhor na categoria Smart Grids

LAUW_2016_Award

Da esquerda para a direita: Murilo Durigan, Rodrigo Riella (Institutos Lactec), Carlos Ademar Purim (Institutos Lactec) e Raquel Duque

O projeto ‘Sensor Inteligente para Monitorar Eventos nas Linhas de Alta Tensão’, dos Institutos Lactec e da Coelba, foi o vencedor na categoria Smart Grids do Latin American Utility Week Awards 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15).

A premiação reconheceu os trabalhos mais inovadores em cinco diferentes categorias durante o Latin American Utility Week, realizado de 13 a 15 de setembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

São autores do trabalho os pesquisadores Carlos Ademar Purim, Rodrigo Jardim Riella, Guilherme Pereira de Resende e Rafael Wagner, dos Institutos Lactec, e Francisco José Rocha de Santana, da Coelba.

Além de receber um certificado de reconhecimento, os autores do projeto vencedor ganham inscrições para a conferência de 2017 da Latin American Utility Week (full pass) e para o European Utility Week 2016.

 

WhatsApp Image 2016-09-15 at 16.33.18

Certificado concedido aos pesquisadores responsáveis pelo projeto

Sensor inteligente

O Sensor Inteligente é um sistema de monitoramento em tempo real da rede de distribuição de energia elétrica de alta tensão. Equipado com um painel solar e bateria recarregável, o equipamento dispensa a necessidade de interrupção no fornecimento de energia para instalação e desinstalação e comunica-se com o Centro de Operação da Distribuição (COD) por protocolo DNP3.

Palestras

Os Institutos Lactec também marcaram presença no evento com as palestras dos pesquisadores Lourival Lippmann Jr. e Rodrigo Jardim Riella, que abordaram os temas ‘Energy harvesting para sensoriamento remoto autossustentável’ e ‘Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD)’, respectivamente.

 

LAUW_2016_Lourival

Lourival Lippmann Jr. em palestra durante a Latin American Utility Week