11/11/2016

Alexandre Albarello Costa ganhou uma bicicleta dobrável como prêmio de melhor trabalho na categoria Medição

Alexandre Albarello Costa ganhou uma bicicleta dobrável como prêmio

Alexandre Albarello Costa ganhou uma bicicleta dobrável como prêmio

A apresentação técnica do engenheiro eletricista Alexandre Albarello Costa, pesquisador da Divisão de Sistemas Elétricos dos Institutos Lactec, foi considerada a melhor da categoria Medição no XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), realizado de 7 a 10 de novembro, no Expotrade, em Pinhais. Como prêmio, Costa ganhou uma bicicleta dobrável.

O trabalho apresentado, ‘Desenvolvimento de um ensaio de vida acelerado simplificado para medidores eletrônicos de energia – primeiros resultados’, foi desenvolvido em parceria com a Copel. Para o estudo, um laboratório com cinco câmaras climáticas foi montado, e os pesquisadores ainda adquiriram softwares de análise e instrumentação auxiliar.

O primeiro lote de medidores monofásicos já passou por ensaios conforme a norma ABNT 16078:2012. O segundo lote, de 150 medidores trifásicos, encontra-se em ensaio com os parâmetros de teste já adaptados de forma a reduzir sua duração. O projeto tem conclusão prevista para setembro de 2017.

Promovido pela Abradee e coordenado pela Copel, o Sendi é considerado o maior evento do setor de distribuição na América Latina.