12/01/2017

Pesquisa foi desenvolvida em parceria com pesquisadores da UFPR, Uerj e Cetesb

saebrasil2016

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores dos Institutos Lactec em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi eleito o melhor paper nacional apresentado no Congresso SAE Brasil 2016, realizado em outubro do ano passado.

A pesquisa apresentou resultados da influência do teor de enxofre na gasolina sobre as emissões,  tanto de compostos regulamentados como de não regulamentados. São autores do trabalho Luiz Carlos Daemme e Renato Penteado, dos Institutos Lactec, Marcelo Errera, da UFPR, Sergio Machado e Fátima Zotin, da UERJ, e André Forcetto, da CETESB.

Segundo Daemme, o trabalho constatou que, apesar dos benefícios da redução do teor de enxofre no combustível, que reduz as emissões regulamentadas e de SO2, algumas emissões ainda não regulamentadas sofrem aumento. “Foi o caso da amônia, pois a maior eficiência do catalisador na redução do NOx propiciada pelo menor teor de enxofre do combustível favoreceu o incremento desse composto nos gases de exaustão.”

Principal evento de Engenharia da Mobilidade

O Congresso SAE Brasil aborda questões da engenharia da mobilidade e é o principal evento brasileiro da área. Em sua 25ª edição, o tema abordado foi “A engenharia criando a mobilidade do futuro” e foi realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, recebendo mais de sete mil participantes.

O trabalho que teve a participação dos pesquisadores dos Institutos Lactec foi escolhido entre 169 papers aprovados, que são disponibilizados a comunidade científica através da biblioteca mundial da SAE. O congresso recebeu, ao todo, 496 resumos desde a etapa inicial de inscrições.

No Congresso SAE Brasil de 2015, Luiz Carlos Daemme e Renato Penteado, juntamente com Rodrigo Soares Ferreira, também dos Institutos Lactec, Daniel da Silva Costa, Marcelo Risso Errera e Luiz Henrique Cruz Vilar, ganharam o Prêmio SAE Brasil de Sustentabilidade.