10/02/2017

Evento será realizado no Parque Tecnológico de Itaipu

Já imaginou usar um casaco capaz de carregar o celular enquanto você caminha na rua, por meio da energia solar? Isso é possível com o uso das células solares poliméricas. Mais leves e mais flexíveis que os atuais painéis fotovoltaicos usados para captação da energia solar, elas permitem maior variedade de aplicações. A tecnologia será apresentada na próxima quarta-feira (15) no Workshop em Células Solares Poliméricas, que será realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Diante de um problema energético global, as células solares poliméricas surgem como uma solução avançada, por isso a importância de divulgar a tecnologia, explica o diretor presidente do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), Rodrigo Bueno Otto, responsável pela organização do evento, em parceria com os Institutos Lactec.

O gerente do Departamento de Eletricidade e Materiais dos Institutos Lactec, Alexandre Rasi Aoki, esclarece que, em comparação com os atuais painéis fotovoltaicos, baseados em compostos minerais, essa tecnologia de células solares poliméricas usa como princípio um composto orgânico semelhante a um material plástico. “Tem uma série de vantagens com relação à tecnologia atual: são materiais mais leves, mais flexíveis e mais fáceis de serem produzidos”, reforça.

A desvantagem das células solares poliméricas, segundo Aoki, é o baixo rendimento na transformação de energia solar em energia elétrica; o que é superado pela quantidade de possibilidades de aplicação. “Essa é uma das tecnologias, em termos de perspectivas futuras, com grande capacidade de impactar nessa questão energética”, afirma.

Além do exemplo do casaco, o gerente cita também a aplicação em janelas de casas ou prédios. “Essa área de conhecimento não serve só para transformar energia do sol em energia elétrica, mas tem sido muito usada na construção de novos dispositivos. Grandes marcas que produzem smartphones e smart TVs utilizam telas de OLED (LED orgânico), que é a mesma tecnologia das células fotovoltaicas poliméricas, só que o processo é inverso: entra com energia elétrica para gerar luz”.

O diretor presidente do ITAI ressalta que o workshop é aberto ao público-geral. Aoki acrescenta que o evento tem objetivo de atingir a comunidade acadêmica – de professores a estudantes. E dá um estímulo maior para quem tem interesse na área: “Toda vez que um cientista consegue um avanço significativo nessa área de células fotovoltaicas poliméricas, recebe um prêmio Nobel”.

As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail itai@itai.org.br.

Programação do Workshop em Células Solares Poliméricas

- 08h30 às 09:15 Polímeros para aplicação na engenharia – Ministrante: Drª Marilda Munaro

- 09h15 – 10h: Polímeros para aplicação na indústria eletroeletrônica – Ministrante: Drª. Leni Akcelrud

- 10h às 10h30: Coffee-break

- 10h30 às 11h15: Células fotovoltaicas: propriedades e aplicações – Ministrante: Dr. Denis A. Turchetti

- 11h15 às 12h: Estruturas poliméricas fotovoltaicas otimizadas – Ministrante: Dr. Cristiano Zanlorenzi

Local: Auditório Milton Santos, no PTI

Assessoria de Comunicação/PTI

PROGRAMAÇÃO-WORKSHOP