16/02/2017

Pesquisador dos Institutos Lactec é autor principal do melhor paper nacional do Congresso SAE Brasil 2016

Luiz Carlos Daemme durante apresentação no XXIV Simea

Luiz Carlos Daemme

A SAE Brasil entrega na próxima quarta-feira (22) os prêmios de melhores trabalhos técnicos apresentados no Congresso SAE Brasil 2016, realizado em outubro do ano passado. O pesquisador Luiz Carlos Daemme, dos Institutos Lactec, é o autor principal do trabalho escolhido como o melhor do evento na categoria nacional.

A cerimônia de premiação será realizada no auditório SAE Brasil, em São Paulo. Segundo a organização do evento, pelo trabalho, Daemme ganhará viagem e hospedagem para participar do SAE World Congress and Exhibition 2017, que será realizado em Detroit, nos Estados Unidos, de 4 a 6 de abril.

Além de Daemme, são autores do trabalho Renato Penteado, também dos Institutos Lactec, Marcelo Errera, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sergio Machado e Fátima Zotin, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e André Forcetto, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A pesquisa apresentou resultados da influência do teor de enxofre na gasolina sobre as emissões, tanto de compostos regulamentados como de não regulamentados.

Na categoria internacional, o melhor paper tem autoria principal de Javier Gutierrez, da Applus Idiada.