17/02/2017

Institutos Lactec contam com laboratório dedicado à usabilidade e à experiência do usuário

Soluções inovadoras dependem basicamente da abordagem que se dá aos problemas a serem resolvidos. Tendência recente, o uso estratégico do design thinking (‘o modo de pensar’ do designer) tem sido reconhecido cada vez mais como fundamental na solução de problemas e no desenvolvimento de projetos de engenharia, nas suas mais diversas áreas.

“O design thinking é um processo que maximiza os resultados a partir de elementos como a criatividade, o foco nas pessoas e a integração de informações de diferentes áreas”, explica o designer Caio Marcio Almeida, responsável pela área de Design & Experiência do Usuário dos Institutos Lactec.

Há três níveis em que o design thinking pode ser incorporado a um projeto. “Até o início dos anos 2000, o trabalho do designer entrava apenas na fase operacional, ou seja, já na etapa final da produção”, diz o pesquisador dos Institutos Lactec. De lá para cá, houve um reconhecimento da necessidade do design thinking no nível estratégico, ou seja, da concepção do projeto.

Referência em projetos de pesquisa no setor de energia, os Institutos Lactec têm em sua estrutura um laboratório dedicado à usabilidade e à experiência do usuário, que trabalha de maneira integrada às demais áreas. Assim, os projetos executados pela instituição aliam a alta capacidade técnica dos engenheiros aos mais avançados conhecimentos na área de gestão.

Além do diferencial de contar com uma solução inovadora, o designer Caio Marcio Almeida lista outras vantagens das soluções que se baseiam no design thinking:

Retorno sobre investimento (ROI)

“O retorno econômico se dá a partir da potencialidade de criar soluções que tendam a ser criativas e com alto valor agregado. Impactando, diretamente, em margem de lucro, bem como, valor de imagem para a empresa. Algumas empresas que estão aplicando o design thinking, já estão mensurando o ROI e encontrando dados positivos.”

Equipes condicionadas para a solução de problemas corporativos

“Uma vez que se tem um time condicionado a buscar soluções criativas e multidisciplinares, facilita para a condução do tático, bem como das ações operacionais. Isso impacta diretamente na cultura organizacional, em processos mais objetivos e no exercício constante de desenvolver trabalhos empáticos.”

Soluções de mercado que tendam a serem criativas e inovadoras

“Três aspectos se mostram importantes para soluções que tendam a ser inovadoras. São elas: equipe multidisciplinar (por garantir que uma mesma problemática seja verificada a partir de diferentes repertórios), empatia (por propiciar que os principais interessados – clientes, consumidores, usuários, etc. – sejam considerados no desenvolvimento da solução) e foco em tendências de consumo/comportamento (que influencia no desenvolvimento de soluções assertivas).”

Aumento da fidelização do cliente

“Uma vez que os clientes e usuários sentem que as soluções (produtos, serviços, sistemas, etc) se mostram alinhados com suas expectativas e necessidades, os mesmos tendem a ter experiências mais prazerosas. Essas experiências são associadas à solução, bem como, à marca. Isso faz com que a marca (e suas soluções) tenda a ser considerada pelo consumidor/usuário em outros momentos de compra ou tomada de decisão.”

 

Infográfico: Galguyn Grzyb Brancher, Jessica Dudyk, Caio Márcio Almeida

Infográfico: Galguyn Grzyb Brancher, Jessica Dudyk, Caio Márcio Almeida