23/05/2017

Institutos Lactec são acreditados para realização de ensaios de eficiência energética, uma das etapas do processo de certificação

Br20_1

Para assegurar a uniformidade nos níveis de qualidade de lâmpadas LED comercializadas no Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabeleceu nos últimos anos alguns prazos para a adequação do setor a requisitos mínimos de segurança e desempenho.

Conforme a portaria 221/2016, a partir de 17 de julho, atacadistas e varejistas não poderão mais vender lâmpadas LED sem certificação do órgão. Para as companhias cadastradas como micro e pequena empresa, o prazo é um pouco maior: 17 de janeiro de 2018.

Após o fim do prazo estabelecido, ações de fiscalização ocorrerão e lojistas e distribuidores poderão ser autuados, sendo passiveis de apreensão das mercadorias sem certificação e multa.

A Associação Brasileira dos Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) orienta que consumidores, lojistas e distribuidores se preparem para as novas regras, deixando de adquirir produtos duvidosos e comprando só produtos certificados.

“[A certificação] é um poderoso instrumento para o desenvolvimento industrial, para o mercado exportador e para o mercado interno, pois cria relações mais confiáveis, simplificando muito a vida do consumidor, que não precisa ter conhecimentos técnicos específicos sobre cada produto, para encontrar neles a qualidade esperada”, explica a Abilumi.

Para receber o selo do Inmetro, o fabricante deve procurar um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro no escopo de lâmpadas LED e passar por auditoria na fábrica. O OCP então envia amostras do produto para um laboratório escolhido pela empresa para a realização de ensaios de desempenho (eficiência) e segurança elétrica.

Os Institutos Lactec são acreditados desde 2015 para a realização de ensaios de eficiência energética com lâmpadas LED previstos na portaria 144 do Inmetro, avaliando o desempenho dos produtos e sua conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo órgão.

Ensaio de eficiência energética em esfera integradora do Laboratório de Luminotécnica dos Institutos Lactec

Ensaio de eficiência energética em esfera integradora do Laboratório de Luminotécnica dos Institutos Lactec