06/06/2014

O superintendente Luiz Fernando Vianna foi eleito na sexta-feira (6)

A vice-presidência regional Sul da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) será liderada pelos Institutos Lactec. Na eleição que escolheu a nova diretoria da associação, na sexta-feira (6), o superintendente dos Institutos, Luiz Fernando Vianna, foi um dos cinco vice-presidentes eleitos. O novo presidente é Claudio Violato, vice-presidente de Tecnologia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). Ele cumprirá dois anos de mandato, em substituição a Isa Assef dos Santos, que permaneceu por seis anos à frente da instituição.

A Abipti reúne instituições públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico e está presente nas cinco regiões e 27 unidades da Federação. Entre as tarefas da associação, está a de promover a participação das entidades de pesquisa na definição e execução de políticas voltadas para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo Luiz Fernando Vianna, além de uma missão de grande responsabilidade, assumir a vice-presidência da Região Sul representa uma oportunidade para os Institutos Lactec.

Teremos possibilidades de estreitar o relacionamento dos Institutos Lactec com os demais institutos de pesquisa do país”, afirma Vianna. “Vejo que esta é uma excelente oportunidade para trabalhar em projetos compartilhados, com o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico do país.”

Vianna diz que os projetos da Abipti abrem canais de desenvolvimento das instituições representadas pela associação, tanto no aperfeiçoamento profissional, quanto da gestão, assim como na captação de recursos para pesquisa e inovação. “A Abipti pode ajudar instituições do Sul do Brasil, como os Institutos Lactec, a estruturar atividades de fomento, indicando oportunidades e promovendo aproximação com os órgãos governamentais responsáveis pela liberação de recursos”, explica.

Além de Luiz Fernando Vianna, mais quatro vice-presidentes foram eleitos. Pela Região Sudeste, o cargo permanece com o executivo de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Instituto Eldorado, Paulo Roberto Santos Ivo. O Centro-Oeste continuará sob a tutela de Maurício Lopes, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Região Norte será comandada pela presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olivia Simão. E a vice-presidência da Região Nordeste ficará sob a responsabilidade de Frederico Cavalcanti Montenegro, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

Para ler mais sobre a eleição, confira matéria publicada na Agência Gestão CT&I.