15/08/2017

Matéria aborda as mais recentes mudanças no mercado de lâmpadas e luminárias públicas com LED após a publicação das portarias 221/2016 e 20/2017 do Inmetro

lumiere_capaA revista Lumière Electric, especializada no setor de instalações elétricas e iluminação, escolheu o Laboratório de Luminotécnica dos Institutos Lactec para ilustrar a matéria de capa da edição 231, de julho de 2017, que aborda as mais recentes mudanças no mercado de lâmpadas e luminárias públicas com LED após a publicação das portarias 221/2016 e 20/2017 do Inmetro.

A capa mostra a realização de ensaio com uma luminária pública no goniofotômetro dos Institutos Lactec. O engenheiro eletricista Rodrigo Takeshi Ohno, coordenador do Laboratório de Luminotécnica, foi entrevistado pela jornalista Luciana Freitas, responsável pela reportagem.

Em agosto do ano passado, o laboratório foi citado em matéria na mesma revista por ocasião da publicação da portaria 144/2016, que estabeleceu requisitos mínimos de desempenho e segurança para lâmpadas LED.

No início deste mês, o Inmetro estendeu o escopo de acreditação dos Institutos Lactec também para ensaios com luminárias públicas com LED, além de incluir ensaios de segurança com lâmpadas LED – a instituição era acreditada para realização de ensaios de desempenho nesse tipo de produto.

Confira a reportagem na revista Lumière Electric (páginas 44 a 49)