23/10/2017

Pesquisa fez uma revisão da literatura que trata da formação de ozônio troposférico a partir de emissões veiculares

para o mundo face1_fabiola

Um trabalho apresentado por Fabiola Dayane Netto, pesquisadora da Divisão de Emissões Veiculares dos Institutos Lactec, recebeu menção honrosa no XXV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea). A entrega do reconhecimento aconteceu na última quinta-feira (19), no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.

Além de Fabiola, são coautores do trabalho, intitulado ‘Formação de ozônio troposférico: uma revisão da literatura’, os pesquisadores dos Institutos Lactec Luiz Carlos Daemme, Renato de Arruda Penteado Neto, Victor de Cerjat Beltrão e Vinícius Corcini Batista da Silva, além de Sergio Machado Corrêa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Na pesquisa, os autores fizeram uma revisão da literatura que trata da formação de ozônio troposférico a partir de emissões veiculares tanto em âmbito nacional quanto internacional. O artigo completo pode ser acessado  no endereço https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/formao-de-oznio-troposfrico-uma-reviso-da-literatura-26558

Além de pesquisadora dos Institutos Lactec, Fabiola também é aluna do programa de mestrado profissional da instituição, no qual tem como tema de pesquisa os efeitos do aumento do teor de biodiesel no diesel combustível na formação de ozônio. O tema ganha relevância diante do aumento das emissões antropogênicas e seu impacto na qualidade do ar.

O XXV Simea, principal simpósio da área automotiva no país, foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro, e teve como tema ‘As inovações da indústria automotiva para a sociedade’. O evento reuniu aproximadamente 850 profissionais do setor automotivo.