26/10/2017

Entidade com sede na China reúne mais de 1,2 mil organizações públicas, concessionárias, líderes globais e outras empresas do setor de energia de todo o mundo

Peng Li, Luiz Fernando Vianna e Sun Lianming

Peng Li, Luiz Fernando Vianna e Sun Lianming

Os Institutos Lactec assinaram na terça-feira (24) documento em que manifestam interesse em integrar a Global Energy Interconnection Development and Cooperation Organization (GEIDCO), uma organização internacional, com sede na China, dedicada a promover o desenvolvimento sustentável da energia em todo o mundo, bem como a interconexão de todos os sistemas eletroenergéticos do globo. A entidade reúne mais de 1,2 mil organizações públicas, concessionárias, líderes globais e outras empresas do setor de energia de todo o mundo.

O documento foi assinado durante o XXIV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), em Curitiba, pelo diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna, e pelo diretor de Operações Tecnológicas, Lauro Elias Neto, na presença de Peng Li (responsável pela GEIDCO na América Latina) e Sun Lianming (CEO da State Grid no Brasil). A State Grid é a empresa que atualmente preside a GEIDCO.

A iniciativa de participar da organização teve início no fim de junho, quando os Institutos Lactec foram convidados a participar do seminário ‘Global Energy Interconnection in South America’, promovido pela GEIDCO no Rio de Janeiro. Na oportunidade, Lauro Elias Neto e o gerente do Departamento de Eletricidade e Materiais, Alexandre Rasi Aoki, puderam conhecer a proposta em detalhes.

Os próximos passos para as equipes dos Institutos Lactec incluem a elaboração de propostas de estudos pertinentes à GEIDCO e encaminhamento para avaliação, aprovação e busca de fomento pela iniciativa.

Mais informações sobre a GEIDCO