27/10/2017

A participação dos Institutos Lactec no XXIV SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica foi um sucesso. De 22 a 25 de outubro, centenas de visitantes passaram pelo estande para conhecer a instituição. Foram 20 apresentações técnicas que resultaram em dois prêmios de primeiro lugar. Confira alguns dos destaques:

Exposição
Além da distribuição de folderes e exposição de um painel com os laboratórios e serviços que a instituição oferece nos setores de geração e transmissão de energia, no estande dos Institutos Lactec foi disponibilizado um totem com jogo da memória, que atraiu a atenção dos visitantes. No dia 24, a empresa serviu chopp no estande.

Estande dos Institutos Lactec

Movimentação em frente ao estande no dia do chopp

Movimentação em frente ao estande

Jogo da memória

Jogo da memória

Em uma parceria com a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA), o estande da usina, localizado logo em frente, também contou com a presença de pesquisadores dos Institutos Lactec, que apresentaram o sistema utilizado pela instituição para monitoramento de equipamentos e estruturas com técnicas de emissão acústica.

Estande da UEGA

Lançamento de livro
O SNPTEE também foi palco do lançamento do livro ‘Emissão Acústica: Conceitos e Aplicações’, primeiro material em língua portuguesa sobre o tema. A obra, produzida pelos Institutos Lactec e UEGA, foi distribuída gratuitamente no evento. Saiba mais

Equipe dos Institutos Lactec e UEGA apresentam livro

Visita técnica
Ao todo, 16 pessoas fizeram uma visita técnica pelos laboratórios de cabos, alta tensão e materiais, no LAC, e de hidráulica e hidrologia, no Cehpar. Participaram representantes das empresas Adimarco, Cepel, Cosern, Energisa e KV Engenharia, além de pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Campina Grande, da Universidade de Passo Fundo e do Instituto Federal do Tocantins.

Participantes do SNPTEE visitam Laboratório de Cabos

Apresentações técnicas e prêmios
Ao longo da programação, 20 trabalhos que contam com a participação dos Institutos foram apresentados nas sessões técnicas. Os trabalhos dos pesquisadores Luiz Felipe Ribeiro Barrozo Toledo e Lourival Lippmann Jr. ganharam os primeiros lugares em seus grupos de estudo. Saiba mais

Luiz Felipe Toledo foi o primeiro lugar no Grupo de Linhas de Transmissão

Lourival Lippmann Jr. foi o primeiro lugar no Grupo de Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos

Happy Hour
Após o fim da programação do dia 23, os Institutos Lactec organizaram um happy hour para aproximação estratégica com clientes e parceiros participantes do evento. A confraternização foi realizada no TAJ Bar, no Batel, e contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre representantes dos Institutos Lactec e convidados.

Happy Hour no TAJ Bar

Assinatura
No dia 24, no estande da chinesa State Grid, os Institutos Lactec assinaram um documento em que manifestam interesse em integrar a Global Energy Interconnection Development and Cooperation Organization (GEIDCO), uma organização internacional, com sede na China, dedicada a promover o desenvolvimento sustentável da energia em todo o mundo. Saiba mais

Peng Li, Luiz Fernando Vianna e Sun Lianming durante assinatura do documento

Presidentes de mesa
No dia 24, o diretor presidente da instituição, Luiz Fernando Vianna, foi o presidente da mesa do Grupo de Estudo de Aspectos Empresariais e Gestão Corporativa. Jefferson Chapieski, gerente do Departamento de Eletrônica e TI, presidiu as sessões do Grupo de Estudo de Eficiência Energética e da Gestão da Inovação Tecnológica. Tânia Lúcia Graf de Miranda, gerente do Departamento de Recursos Ambientais, foi presidente de mesa do Grupo de Impactos Ambientais.

Luiz Fernando Vianna

Jefferson Chapieski

Tânia Lúcia Graf de Miranda

Painel técnico
No dia 25, das 13h50 às 15h30, o gerente do Departamento Comercial dos Institutos Lactec, Carlos Eduardo Ribas, participou do painel do Grupo de Eficiência Energética e da Gestão da Inovação Tecnológica, que teve como tema ‘Regulação da lei 9991/2000 pela Aneel – prós e contras’. Além de Ribas, participaram do debate Leontina Pinto, da Engenho, Alexandre Pinhel Soares, de Furnas, e Diogo Harmel, da WEG.

Carlos Eduardo Ribas participa de painel no XXIV SNPTEE