22/11/2017

Pesquisadores estudam oscilações que podem provocar danos em equipamentos elétricos como transformadores

vfto

Trabalhos resultantes de projeto de P&D desenvolvido pelos Institutos Lactec para a Copel em transitórios muito rápidos (VFTs, na sigla em inglês) e resposta em frequência vêm se destacando em eventos técnicos na área de energia.

Transitórios elétricos são caracterizados por oscilações de alta frequência e, às vezes, também por grandes valores de tensão ou corrente, podendo causar danos em equipamentos.

Um trabalho apresentado em outubro pelo consultor Pablo Mourente Miguel, da empresa TgDelta, no XXIV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) ficou em primeiro lugar no grupo de estudos de transformadores, reatores, materiais e tecnologias emergentes. O informe técnico, intitulado ‘Limitador de VFTO para transformadores de potência’, tem entre os autores os pesquisadores dos Institutos Lactec José Arinos Teixeira Jr., Márcio Rot Sans e Celso Luiz de Lima Martins.

Outro trabalho, ‘Comparação de transientes de manobra VFTs obtidos através de modelagem com medições em campo em SIGs’ foi aceito pelo Comitê do Cigré para apresentação na Bienal de Paris em 2018.

São autores do paper José Arinos Teixeira Jr., Ricardo Costa Scholz, Márcio Rot Sans, Marcelo Antônio Ravaglio e Celso Luiz de Lima Martins, dos Institutos Lactec; além de Pablo Mourente Miguel, da TgDelta; e Carlos Augusto do Amaral Fontanella, Germano Fröhlich Moraes e Júlio Cezar Oliveira Castioni, da Copel.