28/11/2017

Distinção reconhece papel de destaque que a instituição desempenha no comitê de revitalização do rio

rioiguacu

Os Institutos Lactec receberam troféu e diploma de ‘Amigo do Rio Iguaçu’, em reconhecimento ao papel de destaque que a instituição desempenha no comitê de revitalização do Rio Iguaçu.

A distinção foi entregue no último dia 17 pelo presidente da Paraná Metrologia e da Unilivre, Celso Kloss, ao diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna, durante cerimônia realizada na cidade de Foz do Iguaçu, em comemoração do Dia do Rio Iguaçu.

O Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI) foi instituído em 2015 para desenvolver políticas e ações para recuperação do rio em suas áreas mais críticas e manter a qualidade da água nos trechos onde ele ainda está preservado.

O grupo é composto por 11 entidades: Institutos Lactec, Sanepar, Copel, Instituto Águas Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Desenvolvimento Urbano, do Planejamento, da Agricultura e Abastecimento, Casa Civil e Vice-Governadoria.

Desde que foi instituído, o GGRI já plantou mais de 400 mil mudas de árvores nativas, retirou mais de 500 mil toneladas de lixo dos rios e realizou ações de educação ambiental, drenagem e de muros de contenção ao longo das margens dos rios que formam a bacia. O monitoramento e pesquisas da qualidade da água, em parceria com as prefeituras, passou ser frequente.

Com 1.300 km de extensão e 23 afluentes, o Rio Iguaçu é o maior rio do Paraná, ocupando 33% do território do Estado e abrangendo 113 municípios.

Com informações da Agência Estadual de Notícias