22/02/2018

Luiz Carlos Daemme foi premiado por paper apresentado no Congresso SAE Brasil 2017 em meio a outros 115 trabalhos

daemme-sae-2017

O pesquisador dos Institutos Lactec Luiz Carlos Daemme recebeu nesta terça-feira (20), na sede da SAE Brasil, em São Paulo, o Prêmio SAE Brasil de Meio Ambiente 2017.

Daemme foi premiado pelo paper ‘Study of the energy efficiency and greenhouse emissions from motorcycles powered by electric and internal combustion engines’, apresentado no Congresso SAE Brasil 2017, em novembro de 2017, em meio a outros 115 trabalhos. O anúncio da premiação ocorreu em dezembro.

O artigo apresenta um estudo sobre a eficiência energética e emissão de gases de efeito estufa em motociclos com motor a combustão e elétrico. No levantamento, foram usados motociclos a combustão com diferentes estágios tecnológicos e com diferentes teores de etanol.

Como conclusão, a pesquisa apresentou uma proposta para mensurar a eficiência energética e emissão de gases do efeito estufa em motociclos de diferentes modais, destacando as vantagens de uso de cada tecnologia.

Além de Daemme, são coautores o consultor dos Institutos Lactec Renato Penteado e os pesquisadores Marcelo Risso Errera, da UFPR; Sérgio M. Corrêa, da UERJ; e Paulo Smith Schneider, Bárbara Pacheco da Rocha e Bernardo dos Santos Piccoli, da UFRGS.

O Congresso SAE Brasil aborda questões da engenharia da mobilidade e é o principal evento brasileiro da área.

Confira a lista completa de vencedores

Veja outras fotos da entrega dos prêmios