24/04/2018

Solução criada para Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia reduz custos, risco de acidentes e problemas causados pelo contato de galhos com a rede elétrica

O Lactec, em parceria com a Feergs, entregou nesta terça-feira (24), para a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) o primeiro protótipo de braço robótico para poda de árvores próximas a linhas energizadas. A solução tem o objetivo de reduzir o índice de falhas nas redes de distribuição e os riscos associados à atividade de poda realizada por eletroarboristas, além de custos operacionais.

O desenvolvimento do equipamento foi realizado no âmbito do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ao longo dos últimos quatro anos. O evento de encerramento do projeto ocorreu na sede da concessionária, em Salvador, na Bahia.

Os problemas causados pela presença de galhos de árvore na rede elétrica estão entre as principais causas de interrupção no fornecimento de energia da Coelba. A empresa mantém um efetivo de onze caminhões, cada um dos quais com uma equipe de seis trabalhadores, para a atividade de poda. Enquanto um deles se aproxima da árvore com cesto aéreo isolado e realiza o corte, outros segmentam os galhos depositados em um caminhão adicional dedicado ao transporte dos resíduos. Há ainda responsáveis pela fiscalização e segurança do trabalho.

Nessa dinâmica, há riscos de acidentes diversos, como o contato com a rede energizada, ataque de insetos, queda de galho em pedestres, lesões com as ferramentas, queda do eletroarborista e atropelamentos.

O novo equipamento permite que a tarefa seja realizada por apenas três funcionários: um responsável pela operação à distância, por meio de um radiocontrole sem fio, e outros dois pela sinalização do local e trituração dos galhos, realizada no mesmo caminhão.

Para chegar à constituição ideal do robô, foram feitas simulações com diversos modelos diferentes. A construção final é montada sobre um caminhão convencional de 9 metros e é composta por duas estruturas: um braço posicionador e um manipulador, ao qual pode ser acoplada uma tesoura, também conhecida como ‘podão’, ou uma motosserra.