Os marcos regulatórios, as preocupações ambientais e a crescente viabilidade econômica de fontes alternativas de energia, impulsionam o aumento da utilização de geração distribuída no sistema elétrico brasileiro e trazem desafios nas áreas de processamento, condicionamento e armazenamento da energia em conexão com a rede de distribuição de energia.

Nesse cenário, os clientes que desejam investir nesses modais podem contar com os pesquisadores dos Institutos Lactec para:

  • Modelagem computacional de fontes para planejamento e operação do sistema;
  • Integração de fontes renováveis em situações especiais, tais como carregamento de veículos elétricos, gerenciamento pelo lado da demanda e armazenamento de energia;
  • Operação de redes de distribuição em modo ilhado por meio de microrredes (microgrid);
  • Análise de impactos da conexão de fontes alternativas de energia em redes de distribuição de baixa e média tensão;
  • Definição de normas adaptadas ao cenário brasileiro;
  • Introdução de tecnologia nacional em segmentos dominados por empresas internacionais;
  • Formação de parcerias com instituições de fora do país; e
  • Avanço tecnológico em segmentos pouco explorados pelas concessionárias.

Os Institutos Lactec mantém contato com pesquisadores do mundo todo para garantir o desenvolvimento de projetos e soluções para aproveitar o melhor potencial energético dessas fontes e apresentar aos seus clientes soluções e estudos que atendam as necessidades de cada mercado.

ENERGIA HIDRELÉTRICA

Usina_Salto Caxias_vista aérea_FotodaCopel Com a grande disponibilidade hídrica brasileira, a maior parte da energia que chega às residência do país é proveniente das hidrelétricas. Neste tipo de geração, a energia elétrica é resultado da conversão da energia potencial gravitacional do fluxo das águas. Além das chamadas UHE, que são as grandes usinas, se observa a vasta expansão das PCH, as pequenas centrais hidrelétricas. Para ambas, os Institutos Lactec ofertam serviços técnicos especializados e realizam projetos de P&D nas áreas de hidráulica, meio ambiente, elétrica, mecânica, construção civil, eletrônica e tecnologia da informação. Os Institutos Lactec possuem vasto reconhecimento nesse setor, tendo obras de renome em seu portfólio, como as UHE de Itaipu (PR), Belo Monte (PA), Salto Caxias (PR) e Salto Segredo (PR).

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

fonte solar A energia solar fotovoltaica é aquela que, por meio de uma celular solar, se utiliza da luz para gerar energia elétrica. Com o crescimento do conceito de geração distribuída, essa fonte passou a ser utilizada tanto pelas concessionárias como pelos geradores independentes e, por essa razão, a pesquisa nesse setor é essencial ao descobrimento de formas mais eficientes de geração e ao equilíbrio do sistema de distribuição energética como um todo.

 ENERGIA HELIOTÉRMICA

ConcentradoresEnergia heliotérmica ou energia solar térmica concentrada (concentrating solar power) é uma tecnologia de geração que transforma irradiação solar direta em energia térmica e, subsequentemente, em energia elétrica. Utiliza-se de espelhos de configurações variadas para concentrar os raios solares e aquecer gases ou fluidos de trabalho. Pesquisas nesse setor foram impulsionadas no Brasil, no final de 2015, por meio da Chamada Estratégica nº 19 da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. Devido ao seu potencial de gerar energia despachável, diversas concessionárias buscam os Institutos Lactec para realizar as suas pesquisas.

ENERGIA TÉRMICA 

termicaAs termelétricas são usinas que geram energia elétrica a partir da queima de componentes como gás natural, carvão, biomassa ou óleos combustíveis. Com as recentes demandas por disponibilidade de energia, as termelétricas passaram a apresentar necessidades de projetos de pesquisa e desenvolvimento, estando os Institutos Lactec prontos a atender instrumentação de planta (elétrica, mecânica e hidráulica); otimização do despacho; eficientização energética; qualidade de energia; além do desenvolvimento de soluções ambientais e de diminuição das emissões atmosféricas.

ENERGIA EÓLICA

eólicaEnergia eólica é aquela que se utiliza do vento para a geração de energia elétrica. Ela envolve pesquisas nas áreas de mecânica, eletrônica, elétrica, engenharia civil e meio ambiente. Com previsões otimistas de crescimento de participação dessa fonte de energia na matriz energética brasileira, as pesquisas são fundamentais para investimentos seguros das concessionárias de energia.

ENERGIA BIOGÁS E BIOMASSA

biomassaA geração de energia elétrica por meio de biogás e biomassa é resultado da degradação biológica de resíduos orgânicos, sejam eles de origem animal ou vegetal. Os Institutos Lactec podem auxiliar na geração dessa energia por meio de uma série de projetos de P&D, especialmente no desenvolvimento de biodigestores para o tratamento de biomassa residual agrícola e de suinocultura. Isso garante o aprimoramento do saneamento rural, além de potencializar a geração de energia descentralizada, renovável e de baixo impacto ambiental.

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA - POWER STORAGE

banco de baterias armazenamento solarO sistema de armazenamento de energia ou power storage é composto de acumuladores de energia, sistema de potência, sistema de monitoramento e controle e de conexão ao sistema da concessionária (Scada). Ele permite à concessionária armazenar energia de forma segura, garantindo a disponibilidade e mantendo a energia firme. Por meio da pesquisa e do desenvolvimento de projetos é possível elaborar um plano de negócios consistente para implementação do sistema; avaliar a viabilidade técnica e econômica do armazenamento de energia, considerando distintos cenários, incluindo eventuais mudanças de regulação e incentivos; além de desenvolver o software de gerenciamento e controle do sistema, realizando sua operação e monitoramento. Até o final de 2016, a Aneel lançará a Chamada Estratégica nº 20 que trará novos incentivos à área e os Institutos Lactec têm auxiliado concessionárias na antecipação de suas estratégias.