A Finep – Inovação e Pesquisa – é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu apoio financeiro abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Os Institutos Lactec estão habilitados para receber recursos desses financiamentos, atuando em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) ligados a diversos programas e linhas da Finep. Algumas delas são:

- Inova Energia: com projetos em redes elétricas inteligentes (smart grids) e transmissão em ultra-alta tensão (UAT), geração de energia por meio de fontes alternativas, veículos híbridos e eficiência energética veicular.
- Inova Petro: que são os projetos que contemplam pesquisa, desenvolvimento, engenharia, absorção tecnológica, produção e comercialização de produtos, processos e/ou serviços inovadores, visando o desenvolvimento de fornecedores brasileiros para a cadeia produtiva da indústria de petróleo e gás natural.
- Inova Sustentabilidade: que tem a finalidade de coordenar as ações de fomento à inovação e aprimorar a integração dos instrumentos de apoio disponíveis para investimentos em meio ambiente, como produção sustentável, recuperação de biomas brasileiros e fomento às atividades produtivas sustentáveis de base florestal, saneamento ambiental e monitoramento ambiental e prevenção de desastres naturais.
- Inova Telecom: que coordena as ações de fomento à inovação e aprimora a integração dos instrumentos de apoio disponíveis para investimentos no setor de telecomunicações, como o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para: comunicações ópticas, comunicações digitais sem fio, redes de transporte  de dados e comunicações estratégicas.

Saiba mais sobre a Finep.