Ao longo dos últimos anos, os Institutos Lactec já executaram centenas de projetos de P&D para clientes de todo o Brasil. Somente no programa de P&D Aneel foram mais de 300 projetos concluídos. Confira abaixo algumas realizações recentes:

26Verificador de medidores em campo

Contratante: Cosern

Desenvolvimento de equipamento portátil para realizar aferições de medidores de energia diretamente na unidade consumidora.

27Produção cabeça de série de sensor inteligente

Contratante: Coelba

Neste projeto de P&D foi desenvolvido um sistema interativo 3D para cálculo e visualização em tempo real de malhas de proteção contra descargas atmosféricas em subestações de energia elétrica.

Para aquisição do produto, entre em contato com nosso parceiro industrial 

30Desenvolvimento de caixa de medidores de energia elétrica

Contratante: Coelba

Desenvolvimento de caixa de medidores de energia elétrica utilizando compósitos de resinas termoplásticas com fibras naturais.

31Espaçador de fios para rede de distribuição de energia

Parceiro: Feergs

Desenvolvimento de produto regulador de fases que pode ser instalado do chão por um único eletricista, sem utilização de veículo, com redução de tempo de instalação de 16 minutos para aproximadamente 2 minutos.

Para aquisição do produto, entre em contato com nosso parceiro industrial

32Tornozeleira eletrônica

Parceiro: Spacecom

Equipamento desenvolvido para monitoramento de presos, dividido em dois módulos para diminuir o peso da tornozeleira e permitir recarga sem que o indivíduo sob monitoramento tenha que ficar próximo a uma tomada por várias horas.

Para aquisição do produto, entre em contato com nosso parceiro industrial

1Estudo da capacidade de descarga de vertedouros de baixa queda com elevado grau de submergência

Contratante: Eletronorte

Estudo da capacidade de descarga de vertedouros de baixa queda com elevado grau de submergência, buscando critérios de projeto que identifiquem a influência dos níveis de água a jusante do vertedouro sobre a sua real capacidade de descarga.

2Metodologia para monitoramento e avaliação de gases de efeito estufa

Contratantes: Baesa, CGTF, Cdsa, Ceran, Cesp, Copel, Corumbá, Duke, Enercan, Itapebi, Itiquira, Light, Tractebel

Desenvolvimento  de uma metodologia de monitoramento e avaliação de GEE (gases de efeito estufa), com a motivação de se avaliar os principais processos envolvidos na produção e emissão desses gases, incluindo a proposta de um sistema de gerenciamento de informações para estimativa de emissões de GEE em reservatórios de usinas hidrelétricas brasileiras.

3Modelo de análise de risco para bioinvasões aquáticas: estudo de caso do mexilhão dourado

Contratante: Eletronorte

Desenvolvimento de uma metodologia de análise de risco de bioinvasão de organismos aquáticos, com a proposição de planos de ação e de comunicação para evitar ou retardar a contaminação das bacias hidrográficas da área de abrangência da concessionária.

4Detecção on-line de falhas em soldas de barras estatóricas de hidrogeradores com sensores de fibra ótica

Contratante: Elejor

Desenvolvimento de protótipo de um sistema para detecção on-line de falhas em soldas de barras estatóricas de hidrogeradores.

5Estudo e identificação de alternativas visando controlar o aquecimento nas unidades geradoras da UHE Tucuruí (sistema de arrefecimento)

Contratante: Eletronorte

Desenvolvimento de métodos capazes de avaliar conjuntamente dados de análises físico-químicos da água do reservatório com a corrosão dos metais.  Caracterização de biofilmes formados sobre as superfícies dos metais – corrosão microbiológica.

6Desenvolvimento de metodologias físico-químicas e dielétricas para avaliação da condição de sistemas de isolação papel/óleo utilizados em equipamentos de subestações

Contratante: CTEEP

Desenvolvimento de novas metodologias (físico-químicas e dielétricas) para avaliação da condição de sistemas papel-óleo utilizados em transformadores de potência e o desenvolvimento de protótipo de sistema de medida de propriedades dielétricas.

7-2Estudo e desenvolvimento de metodologia de avaliação de integridade para condutos metálicos de grande diâmetro de adução (de alta e baixa pressão) de usinas hidrelétricas

Contratante: Light

Utilizando técnicas usuais de medição de espessura por ultrassom, foi elaborado um procedimento em linguagem de programação gráfica – LabVIEW – para realizar a avaliação da estrutura de modo automatizado, com uma estimativa de vida útil restante da estrutura, e assim, obtendo uma nova ferramenta para monitorar componentes essenciais na produção de energia elétrica.

8Redução das incertezas de medição de rendimento em gerador hidráulico de energia elétrica empregando novas tecnologias

Contratante: Light

Desenvolvimento de dispositivo de captação da amostra de água e medição dos parâmetros termodinâmicos. O dispositivo de captação de água deve ser projeto para evitar vibrações e rupturas.

9Desenvolvimento de tecnologias de biodigestão para o processamento de resíduos agrícolas adequadas ao contexto rural brasileiro

Contratante:

Levantamento dos principais pontos que auxiliaram na implementação da tecnologia em escala existente na Europa e as barreiras enfrentadas em território nacional. Realização estudos de melhores configurações de equipamento, métodos construtivos mais adequados, materiais de mais fácil acesso e a possibilidade de nacionalização de partes importantes das plantas.

10Turbina hidráulica Magnus

Contratante: Eletrosul

Construção de uma turbina hidráulica que utiliza cilindros girantes (motorizados), ao invés de pás, a fim de aproveitar o efeito Magnus elevando o rendimento em relação a turbinas convencionais para a produção de energia por fio d’água. Forma alternativa ao problema do alagamento sendo que a energia cinética do rio em fluxo livre pode ser convertida em energia elétrica diretamente por máquinas hidrocinéticas.

11Digestão anaeróbia de biomassa para produção de metano e aproveitamento energético

Contratante:

Avaliação da eficiência da digestão anaeróbia de diversos substratos em diferentes configuração de reatores. Levantamento do potencial nacional de aproveitamento energético da biomassa e o estudo de quais configurações de reator são mais adequadas para o contexto nacional.

12Materiais e revestimentos para componentes de seção quente de turbinas a gás

Contratante:

Pesquisa de procedimentos de inspeção e recuperação dos componentes e revestimentos. Métodos de ensaios e de remoção de revestimentos. Reaplicação desses através de processos de aspersão térmica (HVOF e APS) ou de difusão, incluindo o desenvolvimento de novas ligas.

13Sistema de digestão anaeróbica de alto desempenho para o tratamento de vinhaça visando o aproveitamento energético do biogás

Contratante:

Instalação e operação de uma planta de biogás a partir da vinhaça, que permite a análise dos gargalos tecnológicos e econômicos envolvidos na aplicação da tecnologia na área sucroalcooleira.

14Estudo da geração de energia elétrica através da utilização do empuxo

Contratante: Duke Energy

Estudos teóricos e em modelos físicos em escala reduzida que permitam avaliar viabilidade técnica e econômica da geração de energia diretamente a partir do empuxo.

15Sensor de proximidade de rede de distribuição energizada como acessório de capacetes de segurança

Contratante: Copel Distribuição

Desenvolvimento de um equipamento capaz de alertar o funcionário sobre a aproximação perigosa da rede ainda ativa, instalado na parte frontal do capacete, o sensor eletrônico avisa, por meio de alarme sonoro, que foi ultrapassada a distância mínima de segurança que separa o eletricista dos condutores de alta tensão que permanecem ativados.

16Isolador polimérico inteligente

Contratante: Copel

Desenvolvimento de protótipo de isolador que muda de cor com a ação de descargas internas. O intuito é a indicação de defeito de forma visual, facilitando assim a ação da manutenção. Realizado com base no conceito de materiais inteligentes.

17Desenvolvimento de sistema com tecnologia nacional para localização de faltas em cabos isolados

Contratante: Cemig

Neste projeto foi desenvolvido um protótipo de equipamento modular e com tecnologia nacional para localização de defeitos em cabos isolados de redes de distribuição.

18Sistema de localização “on-line”

Contratante: Copel

Desenvolvimento de sistema para localização on-line de ruptura de isolamento de cabos isolados utilizados em redes subterrâneas. O sistema foi testado e validado na rede subterrânea de Foz do Iguaçu/PR.

19Inovação tecnológica de materiais, equipamentos e projetos

Contratante: Copel Distribuição

Desenvolvimento de protótipo de isolador pino com aplicação de nanotecnologia para melhorias da infraestrutura, operação, manutenção, segurança e confiabilidade de linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

20Spim – Sistema de Previsão Integrada de Mercado de Energia Elétrica

Contratante: Copel Distribuição

Desenvolvimento de uma metodologia de previsão integrada de mercado de energia elétrica e um sistema computacional contendo as ferramentas de plataforma de administração do sistema; interface de gestão de dados; previsor de curto, médio e longo prazo; previsor espacial geo-referenciado e integrador das previsões de mercado de energia elétrica.

21Sistemas de medida para diagnóstico em cabos isolados de media tensão

Contratante: Copel

Desenvolvimento de protótipo de instrumento para diagnóstico do estado de conservação de cabos isolados utilizados em redes subterrâneas.

22Tecnologia para linhas de distribuição de 34,5 kv em áreas de incidência salina

Contratante: Coelba

Desenvolvimento de estações de teste para monitoramento da corrente de fuga. Identificação de tecnologias de isoladores de distribuição de melhor performance com relação à corrente de fuga quando expostas à situações encontradas em campo.

23Solução de comunicação para ambiente de smart grid

Contratante: Ampla

Executores: Praex e Institutos Lactec

Solução de comunicação para smart grid utilizando tecnologias de rede em malha. Protótipo de roteadores que se comunicam uns com os outros, em uma estrutura chamada rede mesh. São capazes de conduzir a informação por caminhos alternativos, em caso de falha ou falta de ponto, sem o acesso a um servidor ou um controlador de comunicação.

24Estação móvel para inspeção e análise preditiva de falhas na rede elétrica

Contratante: Copel Distribuição

Utilizando câmeras de termovisão, o sistema pode antecipar a informação da necessidade de substituição de equipamentos instalados na rede elétrica, evitando cortes de energia e outros transtornos, além da economia gerada por substituição programada.

25Sistema de monitoramento da qualidade da energia elétrica

Contratante: Copel Distribuição

Sistema composto por instrumento registrador e por software de visualização e análise dos registros. Visa medições de tensão rms, espectro harmônico, distorção total, frequência e desequilíbrio de tensões. Faz registros oscilográficos e envio automático a um banco de dados da concessionária.

28Proteção contra descargas atmosféricas de redes de baixa tensão do sistema de distribuição

Contratante: Copel Distribuição

Levantamento dos dados estatísticos de equipamentos da concessionária e de consumidores, danificados por descargas atmosféricas no sistema de distribuição.

O que foi avaliado: conformidade de supressores de surtos comerciais e levantada a suportabilidade de equipamentos de informática e eletrodomésticos, frente a surtos atmosféricos;

Sobretensões desenvolvidas em redes de distribuição de tamanho reduzido, tanto por ensaios de laboratório quanto por simulações digitais, em função dos dispositivos de proteção empregados, modo de aterramento e do valor das resistências de aterramento;

Redes urbanas e rurais por simulação digital, incidentes no alimentador de alta tensão, no ramal secundário e nas instalações de um dos consumidores.

29Pesquisa e desenvolvimento de ambiente baseado em técnicas de realidade virtual e aumentada para simulação de processos em subestações de energia

Contratante: Furnas

Neste projeto de P&D foi desenvolvido um sistema interativo 3D para cálculo e visualização em tempo real de malhas de proteção contra descargas atmosféricas em subestações de energia elétrica.