Avaliação e diagnóstico de qualidade de energia elétrica

A qualidade da energia elétrica fornecida à sociedade se afirma cada vez mais essencial no dia a dia das concessionárias de energia e dos consumidores.

Isso decorre de fatores como a crescente utilização de dispositivos eletrônicos e de sistemas industriais mais sensíveis às variações de parâmetros de qualidade da energia elétrica fornecida; a contínua busca por eficiência energética; e a conexão de sistemas altamente não-lineares ao Sistema Interligado Nacional (SIN), como os complexos de geração eólica, os complexos fotovoltaicos e as siderúrgicas.

Assim, as análises não são mais referentes somente a disponibilidade ou continuidade do serviço de energia, mas também à qualidade do produto que está sendo entregue. Quando o assunto é a conexão de múltiplas fontes de geração de energia, também crescem as exigências nas avaliações dos impactos da conexão de tais sistemas na rede elétrica.

Cientes dessas questões, os Institutos Lactec – além de desenvolverem inúmeras pesquisas no setor – prestam serviços técnicos especializados em:

  • Medições e avaliação da qualidade da energia elétrica em plantas industriais em conformidade com os requisitos técnicos do Prodist Módulo 8 e dos procedimentos de Rede Submódulo 2.8;
  • Avaliação do acesso de novas instalações ao Sistema Interligado Nacional (SIN) quanto à qualidade da energia elétrica. Tal avaliação é constituída de campanhas de medição em campo bem com modelagem e estudos computacionais em conformidade com o apresentado nos submódulos 2.8 e 3.6 dos Procedimentos de Rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
  • Projetos e especificação de soluções mitigadoras para problemas de qualidade de energia elétrica detectados.
Experiência

Os Institutos Lactec possuem grande experiência na avaliação de impactos de qualidade de energia elétrica em complexos de geração por meio de fontes alternativas, como a eólica e a fotovoltaica.

Já realizou diversas campanhas de medição e estudos computacionais para complexos de grande porte em todo o Brasil.

 

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para comercial@lactec.org.br ou solicite uma proposta.